sábado, 23 de maio de 2015

Serviço de café art déco de cor verde – Vista Alegre


Serviço de café, art déco, para 6 pessoas, de porcelana moldada, de base branca com pintura exterior a verde, aplicada a aerógrafo, e com apontamentos manuais a ouro nos bordos e nas asas e pegas, em reserva a branco, tal como os interiores. Composto por cafeteira, açucareiro, leiteira, manteigueira e chávenas com respectivos pires, as pegas das tampas são circulares, repetindo-se nas pegas laterais acrescidas de um reforço, lembrando uma vírgula. Excepção são as asas do açucareiro, em forma de espátula estriada, e a pega da manteigueira. No fundo da base, carimbo verde V.A. Portugal (marca nº 31 - 1924-1947).
Data: c.1930
Dimensões: Variáveis



Em nossa opinião trata-se de um conjunto pouco coerente, apesar de moderno na sua gramática art déco, que parece ter resultado da colagem de elementos retirados de vários modelos, muito provavelmente importados. Se a cafeteira, a leiteira e as chávenas, apresentam as mesmas características formais, já as asas do açucareiro subvertem essa coerência. Quanto à manteigueira, embora tenha sido adquirida como parte do todo, ou não fazia parte deste serviço, ou então a sua forma, sobretudo a pega, e mesmo a decoração, com as suas listas brancas debruadas com filete a ouro, são uma incongruência, demasiado agarradas a modelos oitocentistas. 

Em Portugal recebeu a designação de formato «Liverpool». Surge ainda ilustrado no catálogo de serviços «Porcelanas Portuguesas Vista Alegre. Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, Lda», posterior a 1947





Sem comentários: