domingo, 12 de abril de 2015

Jarra art déco gomada helicoidal - Rambervillers Cythère – França


Jarra de grés flammé, de forma tendencialmente esférica, relevada em 16 “gomos” dispostos helicoidalmente. Sobre a cor azul escorridos esverdeados e acastanhados, irisada e com lustre. No fundo da base, inscritos na pasta, carimbos «Cythère» e, em cartela lanceolada, «Unis France», assim como «5»(?) e «U»(?) (marcas do artista?).
Data: c. 1930 (marca 1920 a 1931)
Dimensões: Alt. 19 cm x Ø c. 21 cm


No inventário de 1931, posto em catálogo no mesmo ano, informa-nos que se trata do modelo 660, referenciado na página 3, com uma altura de 215 mm.

Esta jarra integra-se dentro da mesma linha da peça que postámos em 13 de novembro de 2013, igualmente de esmalte azul de reflexos metálicos à base de óxido de cobalto, dentro da linha renovada art déco da Société de Rambervillers.

São peças curiosas estas da Cythère. As suas superfícies têm o aspecto de desperdícios industriais derramados sobre água. Como quando entramos numa oficina de carros e à tona dos líquidos que alastram pelo chão só vemos os reflexos de brilhos oleosos e irisações várias do derrame de gasolina ou gasóleo. São a cristalização poética e bela da poluição industrial, de uma ideia de progresso que se veio a revelar catastrófica para o ambiente. Felizmente aqui inócua e reduzida a um mero objecto estético.


Sem comentários: