domingo, 15 de fevereiro de 2015

Jarra orientalista com decoração de bambu e faisão - Sacavém


Jarra de faiança moldada, orientalista, em forma de balaústre oitavado. Sobre a cor azul-sèvres uniforme recebeu decoração a ouro, estampilhada à mão (?), com motivo de faisão e bambu, que se repete em duas das faces, e que alterna com a mesma composição sem o faisão em outras duas. Pé, bordo e parte inferior do gargalo receberam filetagem a ouro. No fundo da base, carimbos a verde Gilman & Ctª – Sacavém – Portugal e «0». Inscrito na pasta, «5» (?) e algo mais ilegível.
Data: c. 1945 – 55 (?)
Dimensões: Alt. 28 cm


O formato octogonal tem quatro faces mais largas que intercalam com igual número de faces estreitas. Trata-se, claramente, de uma forma oriental, conforme se pode constatar na imagem de jarra oitocentista chinesa, embora hexagonal, que se ilustra, influência que a decoração reforça, tanto pela temática como pela composição.


Embora tenhamos encontrado referências a jarras chinesas ou vasos orientais nas tabelas de preços da Fábrica de Loiça de Sacavém nas décadas de 40 e 50, não conseguimos apurar nada sobre esta peça, ainda que nos inclinemos para a sua datação dentro da segunda.


Nota: As fotografias não fazem jus à cor azul profundo de Sèvres, mas os fotógrafos são amadores como sabem ...

Sem comentários: