quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Base para pratos art déco com motivo de veado - Lunéville - França


Base para pratos, de faiança moldada, de rebordos curvos e de forma oitavada (quadrado com os cantos chanfrados). Sobre a cor branco-marfim recebeu decoração estampilhada e aerografada, estilizada ao gosto art déco, a preto com apontamentos a castanho-mel. Destaca-se, em primeiro plano, um veado saltando, cuja grande armação e as manchas do dorso são da referida cor. O animal sobressai sobre uma paisagem de colinas arredondadas, pontuadas por duas árvores e vegetação esparsa. A composição é contida por moldura octogonal formada por filete e fita segmentados. Sob o rebordo, nos quatro chanfres, pequenos pés em forma de tachas circulares. No fundo da base, carimbo verde K et G - Lunéville- France.
Data: c. 1925-30
Dimensões: 25 cm x 25 cm


Mais um exemplo do grafismo muito estilizado tão característico da obra de Geo Condé. Seja na temática animalista ou vegetalista, as suas composições remetem para as influências que os movimentos modernos do cubismo e do futurismo, por exemplo, trouxeram para o Art Déco. Aliás, encontramos nelas ecos dos vingt dessins de Amadeo de Souza-Cardoso, publicados em Paris, em 1912.

Aquando da exposição que o Musée de L’École de Nancy dedicou a Geo Condé (1891-1980), de 18 de Novembro de 1992 a 28 de Fevereiro de 1993, apesar de não ter tido catálogo, foi editada uma colecção de 20 postais ilustrados e comentados com a sua obra cerâmica (grés e faiança). Alguns dos exemplares retratados integram também a nossa colecção dedicada a este criador. Uns já foram postados, outros estão em vias de o ser. 


Para a ilustração da capa dessa colecção, que aqui se reproduz, foi este o motivo que lhe serviu de inspiração. Diz a legenda que se trata de um «cerf bondissant», decoração estampilhada executada sobre faiança fina. Curiosamente assinala que se trata de uma obra Saint-Clément. O nosso exemplar só indica «Keller & Guérin - Lunéville». Talvez tenha sido produzido igualmente nas duas fábricas que faziam parte do mesmo grupo, conjuntamente com Badonviller, como anteriormente referimos.

Aproveitamos para dar a conhecer o rosto do artista, reproduzindo um dos postais com uma fotografia sua de c. 1925.

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