segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Jarra art déco - GAL

Mais uma vez na sequência de um post, desta vez de CMP, e de modo a contribuir para o estabelecimento do corpus da produção da tão pouco conhecida GAL apresentamos uma jarra de grandes proporções e decoração inusitadamente extravagante e moderna.


Jarra art déco de vertente modernista, de faiança moldada, forma campaniforme e bojo parcialmente canelado com decoração abstracta aplicada a aerógrafo e apontamentos a preto pintados à mão, sobre o vidrado. Formas geometrizadas a três cores – azul, cinzento e magenta –, mosqueadas, intercaladas e interpenetrando-se, pendem do bocal sobre a cor branca de fundo, com aposição de elementos geometrizados a verde debruados a preto e zona central branca em reserva. Bocal realçado a preto. Pé em anel aerografado a azul. Interior a branco. No fundo da base, pintado à mão a castanho, GAL; 254/44.
Data: c. 1935-37
Dimensões: Alt. 28,3 cm x bocal Ø 23 cm


Peça invulgar no contexto nacional, diríamos mesmo um pouco agressiva, devido à estranheza e estridência da decoração aleada à forma pesada de grandes dimensões, é exemplo da arrojada produção da lisboeta GAL, unidade fabril que, como já foi escrito, teve existência efémera, de 1935 a 1937. Talvez exactamente porque os modelos que produzia, fortemente influenciados pela produção germânica de influência Bauhaus, fossem demasiado modernos para o gosto conservador da sociedade portuguesa de então. E mesmo hoje …


2 comentários:

CMP* disse...

Peça extraordinária! Especialmente em contexto português. Excelente forma de iniciar o ano! :)

Saudações e bom 2014,
CMP*

AM-JMV disse...

Também a achámos extraordinária! Assim uma espécie de elefante numa loja de vidros...;)

Saudações e bom 2014 também.