domingo, 15 de dezembro de 2013

Jarra anos 50 com incisões – Aleluia-Aveiro


Jarra de faiança moldada composta pela justaposição de formas geométricas. O bojo ovaloide alongado, de cor verde-água pálido, é cortado por incisões verticais realçadas a preto, conferindo à superfície uma aparência gomada. Assenta em pé troncocónico verde. Um colo cilíndrico, da cor do pé, é rematado por bocal a verde-água, com interior a preto. No fundo da base, carimbos a preto «Aleluia Aveiro», sobrepujando «Fabricado Portugal» inscrito num rectângulo. Pintado à mão, igualmente a preto, 706-A.
Data: c. 1955
Dimensões: alt. c. 19,6 cm x larg.c. 10 cm


Trata-se do modelo nº 706 e da decoração A, ou seja, a primeira de uma série. A peça, da década de 50, da produção da fábrica de cerâmica Aleluia - Aveiro, explora propostas próximas de modelos da Bauhaus. As formas de sólidos geométricos são, neste caso, realçadas pelos fortes contrastes cromáticos entre os dois tons de verde e pela incisão gráfica pintada a preto.

O grafismo vertical, ao alargar a meio do bojo, cria um efeito visual dinâmico que encontramos em muitas das decorações alemãs da República de Weimar, sobretudo aerografadas, que aqui se integra já numa estética próxima da Op Art. Assim, paradoxalmente, a forma estática da jarra cristaliza o movimento da decoração petrificando-o numa rotação hipnótica.

Por outro lado, ecoa a lembrança oriental, no classicismo da forma, ao remeter para uma reinterpretação das lanternas de papel de arroz.


Sem comentários: