domingo, 3 de novembro de 2013

Taça anos 50 - Aleluia - Aveiro


Peça de faiança moldada, em forma de calote abatida assente sobre pé muito curto recuado. A decoração, abstracta e orgânica, é policroma e estampilhada à mão sobre fundo branco. No interior ressalta uma estrela de cinco pontas, (seguramente uma estrela-do-mar estilizada) concebida pela sobreposição de duas estrelas, uma pequena, a preto, sobre outra maior, a branco, com as extremidades pontilhadas a amarelo-torrado, que marca o centro do covo. A estrela repousa sobre uma mancha informe verde (talvez uma alga) que sobressai do branco em reserva, por sua vez rodeado de preto que alastra até ao bordo. No exterior, sobre a cor branca, partindo do pé, uma mancha preta de recorte ondeante muito pronunciado, como algas flutuando em direcção ao bordo. No fundo da base, carimbo preto «Aleluia Aveiro» com «. .» pintados à mão, a preto, sobrepujando carimbo da mesma cor «Made in Portugal»«Hand Painted», e, à mão, a preto, 544 - A.
Data: c. 1955 - 65
Dimensões: Ø 17 cm x alt. 5,5 cm


Mais uma vez o mar, ou que nele habita, como fonte de inspiração para a decoração da cerâmica produzida pela Aleluia-Aveiro. Embora não estejamos perante uma peça que integre as chamadas freeforms, a plasticidade orgânica da pintura para elas remete. As contrastantes cores planas oferecem-nos uma composição que pende para o abstracionismo - mas onde se reconhecem animais (a estrela-do-mar) e plantas (as algas) - e alteram totalmente a leitura de uma forma convencional e estática.


CMP publicou, em 10 de Novembro de 2011, duas formas (526-A e 531-A), que ilustramos. Embora mais livres e orgânicas, pela paleta cromática e sequência alfa-numérica essas peças poderão integrar a mesma série da presente taça. Até porque a forma 526-A é baseada num búzio.


4 comentários:

MAFLS disse...

As minhas felicitações pelos dois de publicação do MUONT, caríssimos!

Fico a aguardar o post comemorativo... :)

AM-JMV disse...

Caro MAFLS,
Muito obrigado por nos ter lembrado e pelas felicitações, que nós, com a idade, já nem do nosso próprio aniversário damos conta. :-)
Abraços

CMP* disse...

Caros AM-JMV,

Parabéns por mais um aniversário e desejos de que contem muitos mais!

Podemos restringir a datação desta decoração a 1955 e anos imediatamente seguintes. Estando o vosso raciocínio completamente certo :)
Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Cara CMP,

Muito obrigado pelos parabéns atrasados para não nos deixar ficar mal. Ainda bem que acertámos! :)
Saudações