segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Jarra art déco com flores - Sacavém


Jarra de faiança moldada, em forma de manga de base larga que, estreitando em curva no bojo, abre ligeiramente no bocal. Policroma, apresenta uma estridente combinação de cores sobre fundo amarelo. A decoração é composta por três flores estilizadas, de corolas encarnadas, envolvendo centro de círculos concêntricos a branco azul e amarelo, complementadas por folhas a verde, tudo estampilhado manualmente. Base e bocal realçados por faixas azuis delineadas a preto. Interior a branco. No fundo da base carimbo lilás Gilman & Ctª – Sacavém e carimbo verde com flor de sete pétalas.
Data: c. 1935
Dimensões: Alt. 23 cm


A representação gráfica e estilizada dos motivos florais é reforçada pelas cores planas primárias, à excepção do verde, remetendo para uma filiação de raiz folclórica, uma das vertentes do Art Déco. 


Corresponderá ao nº 6 e, pelo tamanho, talvez mais concretamente ao 6-A, dado que o desenho presente no catálogo não impresso de formatos de jarras da Fábrica de Loiça de Sacavém (FLS), existente no Museu de Cerâmica de Sacavém / Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso (MCS-CDMJA), de c. 1930, que ilustramos, não menciona dimensões.


A forma, em três tamanhos distintos, referenciada sob os números 6, 6A e 6B corresponderá, respectivamente, nas tabelas de preços de faianças decorativas de 1941 e de 1945 às designações de jarras nº 3 do 1º, do 2º e 3º Portugália. Tal sugere que a designação «Portugália» foi utilizada recorrentemente para nomear formas radicalmente diferentes, como se pode comprovar com outros exemplos presentes nas referidas tabelas e no desenho. Já aqui apresentámos algumas variantes decorativas do modelo que mais comummente associamos a esse nome.

Sem comentários: