sábado, 24 de agosto de 2013

Par de castiçais art déco «para duas velas» - Sacavém


Par de castiçais art déco de dois lumes, de faiança vidrada monocromática, cor-de-laranja intenso, com efeitos pontuais de ferrugem acastanhados, aplicada a aerógrafo (?). Sobre um pé rectangular em arco abatido assenta, a eixo, uma haste quadrangular trilobada em cujas extremidades de erguem os lumes em forma de campânulas invertidas. No fundo das bases, carimbos verdes (?) Gilman & Ctª – Sacavém, Made in Portugal. Inscrito nas pastas Sacavém 52C 9’43, e em relevo 245.
Data: c. 1935
Dimensões: Comp. 23 cm x larg. 6,3 cm x alt. 9 cm



Trata-se do modelo nº 246 que aparece nas tabelas de preços de faianças decorativas de 1941 e de 1951, sob a designação «Castiçal para duas velas», e que corresponde à fotografia que reproduzimos, de c. 1941, disponível no Museu de Cerâmica de Sacavém / Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso (MCS-CDMJA), cuja cedência agradecemos.


Esta cor-de-laranja forte é muito característica das produções cerâmicas art déco dos anos 20 a 40, tanto em Portugal como em outros países. Feita à base de óxido de urânio, a sua utilização foi particularmente frequente na produção cerâmica alemã onde, mais uma vez, encontramos paralelismo, se não na forma, pelo menos na cor destes castiçais com certas peças monocromáticas da fábrica de Bückeburg, que a usou acompanhada por esta espécie de oxidação ferruginosa, como se pode ver nas duas jarras que ilustramos retiradas da net. 

Sem comentários: