domingo, 25 de agosto de 2013

Jarra art déco aerografada – Carstens-Gräfenroda - Alemanha


Jarra de faiança moldada de bojo esférico assente sobre anel saliente com colo alto evasée. Decoração geométrica art déco aerografada, onde predominam linhas quebradas de tons castanho-mel, em esfumado, sobre branco. No fundo da base carimbo a preto em forma de escudo com a inscrição «Carstens» e «C G» sobrepujado por «Gräfenroda». Carimbos igualmente a preto com «D.851» (decor) e «8». Inscrito na pasta «1».
Data: c. 1930
Dimensões: alt. 23 cm



Dos diferentes núcleos da companhia alemã Carstens, fundada pelos irmãos Christian e Ernst Carstens volta de 1900, em Reichenbach, de que já falámos, apresentámos algumas peças da unidade fabril de Uffrecht. Hoje apresentamos a primeira peça da unidade de Gräfenroda, fundada em 1918 e a laborar no ano seguinte. Para o período que nos interessa tem como director artístico Gustav Matz e como artista Erich Krause (entre 1928 e 1932), principal criador de padronagens. 


Este ramo da empresa encontrou uma linguagem particular que permite facilmente identificar a origem das peças por ele produzidas. De baixo custo, as suas formas modernas bauhasianas e o recurso a eficazes e, por vezes, inusitadas decorações aerografadas, que produziu de c. 1927 a 1937, e técnicas de pintura diferentes, tornaram-na famosa, tanto na loiça utilitária como na decorativa. O aerógrafo permite conceber planos sobrepostos enganadores, criar falsas ilusões perspécticas, fingir rasgos e quebras em estruturas lisas, um sem número de possibilidades decorativas simples e infalíveis que outras fábricas também exploraram. Continuaremos a mostrar alguma dessa interessante produção aerografada, tanto em faiança como em porcelana.

Sem comentários: