sábado, 27 de julho de 2013

Prato de suspensão art déco com ave exótica - K et G Lunéville


Prato de suspensão, lenticular, de faiança moldada e policroma, com motivo decorativo estilizado ao gosto art déco, estampilhado e aerografado, representando uma ave exótica, branca com penas debruadas a cinza-azulado e bico e patas a laranja, entre folhagem e flores em cores laranja, ferrugem e preto. A composição é envolvida por moldura gomada. Os gomos são tracejados a preto e laranja intercaladamente, deixando o remate exterior branco com bordo contornado a ouro. No fundo da base, carimbo preto K et G Lunéville France
Data: c. 1922-30
Dimensões: Ø 41 cm


Prato decorativo, o autor da composição é o nosso conhecido Geo Condé que o concebeu para a antiga fábrica Keller et Guerin, de Lunéville. O estilo Geo (ou Géo) Condé, nunca abstracto, mas sempre estilizado e depurado, marcou profundamente as fábricas de faiança da região de Lunéville. Com poucos meios – sobretudo a estampilha e o aerógrafo - produziu belas decorações e objectos de faiança acessíveis a todas as classes sociais neste período difícil entre as duas Grandes Guerras. 

Por antítese, quase, aos cânones privilegiados pela Alemanha que, na faiança sobretudo, apostava mais na geometria abstractizante e no funcionalismo como temos vindo a referir.

Sem comentários: