segunda-feira, 22 de julho de 2013

Jarra art déco cavalos em relevo nº 5 cor-de-mel – Sacavém


Jarra de faiança moldada, monocromática a cor-de-mel, com decoração de figuras relevadas representando três cavalos puxando um carro (triga), atravessando nuvens por entre as quais irrompem raios solares, sobre o qual se ergue uma figura feminina envolta num peplum. Correndo a seu lado uma figura masculina nua, com chamas na mão esquerda. No fundo da base, inscrito na pasta Sacavém, 52 e CL (?).
Data: c.1935
Dimensões: Alt. 30 cm x Ø base 13,5cm 


A jarra aparece referenciada sob o nº 30 nas tabelas de preços de faianças decorativas de 1941 a 1966 onde surge designada como «jarra cavalos em relevo nº 5» e sob o mesmo número aparece ingenuamente representada à mão no Catálogo de formatos de jarras da Fábrica de Loiça de Sacavém (FLS), não impresso - Museu de Cerâmica de Sacavém / Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso (MCS-CDMJA), de c. 1930, que ilustramos com as figuras em sentido contrário, como já havia acontecido com a «Jarra caçadores em relevo nº 4».


Disponibilizamos também duas fotografias a preto e branco do mesmo fundo documental, cuja cedência agradecemos. A Fot. 202 apresenta no verso a indicação: “Enquiry from: Cape Town”. É a terceira vez que aqui mencionamos tal facto. Mantém-se a pergunta: prospeção de mercado? Como curiosidade, a fotografia nº 477 está invertida tal como o desenho do catálogo manuscrito.

Apesar de não ter o carimbo para exportação, até porque tem uma mancha mais escura junto à figura masculina (pelo que se tratará de uma segunda escolha), o nº 52 inscrito na pasta remete-nos para a “época boa” da produção inicial Art Déco da FLS. As peças desta fase da produção são ligeiramente mais pequenas, com as figuras a apresentarem relevo mais pronunciado e definido, como também já aludimos. A cor monocroma mate acentua a sua elegância.


Segundo MAFLS a decoração relevada evoca o mito de Faetonte, que numa das versões será filho do Sol e de Clímene e noutra será filho de Céfalo e de Eos (Aurora). Na jarra, Faetonte será a figura masculina que, desnuda, corre ao lado da triga conduzida por uma mulher que será Eos (Aurora), precedendo o carro solar de Hélio (Sol), puxado por quatro cavalos, e que vindo do país dos indianos atravessa o céu durante o dia. Ao anoitecer chega ao Oceano onde os cavalos se banham e descansam.

Tema erudito e de boa qualidade plástica, não parece que se trate de um modelo concebido por artista português.

Sem comentários: