sábado, 6 de julho de 2013

«Figura Leopardo» art déco branco (reedição) – Sacavém


Mais uma escultura de animal reeditada em início da década de 80 do século XX de um original de estética art déco produzido nos anos 30 pela Fábrica de Loiça de Sacavém. Trata-se de uma escultura representando um tigre sobre um rochedo, em atitude de caça. O vidrado mate de cor branca não cobre o fundo da base que não apresenta qualquer marca. Tratar-se-á, também, de uma peça feita em pasta de loiça sanitária.
Data: c. 1930 (reedição de c. 1980)
Dimensões: Alt. c. 17m x comp. c. 36 cm x larg. c. 10cm


Tal como já MAFLS havia referido, embora tratando-se anatomicamente de um tigre, a escultura surge identificada como «Figura Leopardo». Segundo este investigador, aparece, e confirmámos, na tabela de «Loiças decorativas em faiança: nova tabela de preços», de 1945, com o nº 184, uma «Figura Leopardo» e, com o nº 185, uma «Figura Leopardo c/ base de madeira».


 
Todavia, nas tabelas de preços de faianças decorativas de 1945 e 1951 aparece também uma «Figura Leopardo» identificado sob o nº 325, numeração que acompanha a descrição da fotografia com o tigre, datável de 1945 que aqui apresentamos. Tudo isto é consultável no fundo documental do Museu de Cerâmica de Sacavém - Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso (MCS-CDMJA), cuja cedências das imagens e informações mais uma vez agradecemos. Possivelmente a «Figura Leopardo» com os números 184 e 185 dirá respeito à pantera (leopardo) que apresentámos, em duas versões, a 3 e 8 de Setembro de 2012.



Todas as reedições desse período que possuímos foram adquiridas na loja da FLS na Avenida da Liberdade. Inaugurada na década de 30, as fotografias, de 1936, (Kurt Pinto, Técnico Fotográfico R. da Emenda, 5, 1º Lisboa - indica o carimbo no verso) relembram-nos que, com a sua demolição, se perdeu uma intervenção arquitectónica de qualidade, tanto ao nível da fachada, de mármores cinzentos e lambrilhas cor-de-fogo de que haveremos dar notícia, como do interior, decoração incluída. Tudo dentro de uma gramática art déco modernista de grande elegância.
 

Já agora aproveitamos para informar que possuímos em duplicado o macaco anteriormente postado e o tigre de hoje. Caso haja algum dos nossos seguidores e/ou colecionadores interessados em trocar por alguma peça que nos possa interessar, contactem-nos se faz favor.

Sem comentários: