sábado, 20 de julho de 2013

Cache-pot art déco com borboletas – K & G – Lunéville - França


Cache-pot art-déco de faiança moldada de cor branca com decoração policroma, estampilhada e aerografada, de borboletas e núvens estilizadas por entre as quais perpassam raios de sol. No fundo da base carimbo verde K et G – Lunéville - France. Inscrito na pasta 159 e mais qualquer coisa ilegível para além de um símbolo que lembra lunetas.
Data: c. 1922-30
Dimensões: Alt. 18 cm x Ø 24 cm


A decoração deste cache-pot aparece-nos atribuída a Géo Condé que a terá concebido por volta de 1922-25. Foi produzida também na variante de guarnição de chaminé (jardineira ladeada por par de jarras).

A marca encontra-se referenciada como tendo sido utilizada entre c. 1890 a c. 1920, o que não contradiz a autoria atribuída, mas … (In: Annabelle Héry - La Faïencerie de Lunéville: 1786 a 1923. 1998, pág. 138).


Este tipo de representação gráfica de nuvens espiraladas terá surgido na China, nos inícios da era Ming, de onde irradiou para todo o Oriente, tendo chegado ao Japão no século XVI. Será por influência do japonismo que, a partir do último quartel de Oitocentos, invade a arte ocidental. O fenómeno teve larga expressão tanto na Arte Nova como no Art Déco. Da pintura aos têxteis, da serralharia artística à cerâmica, o motivo popularizou-se. Aliás, esta estilização em espiral encontra-se também em vagas, flores e mesmo folhagem (veja-se, entre outros exemplos já aqui ilustrados em 6 de Novembro de 2011, as jarras da Lusitânia-Coimbra e de Jean Leclerc). As próprias borboletas são motivo recorrente na arte japonesa vindo igualmente a integrar o reportório ocidental de acordo com essa estética.



Sem comentários: