domingo, 30 de junho de 2013

Macaco art déco branco (reedição), de Gilbert – Sacavém



Exemplo de reedição, em inícios da década de 1980, do modelo de macaco anteriormente apresentado que Donald Gilbert criou nos anos 30 do século passado, e que mede c. 22 cm de altura.A Fábrica de Loiça de Sacavém atravessava então um grave período de crise que levaria ao seu encerramento poucos anos depois. Era à data seu proprietário e administrador Clive Gilbert.


Veja-se outros exemplos com outras cores em MAFLS (aqui e aqui) e no catálogo da exposição realizada no Museu de Cerâmica de Sacavém, de Março a Novembro de 2006, 150 anos, 150 peças: Fábrica de Loiça de Sacavém. Loures: Câmara Municipal Loures, 2006, pág. 250-251. Neste último é referido que o material utilizado foi pasta de loiça sanitária e não a faiança com vidrado transparente brilhante tradicionalmente utilizada nos exemplares mais antigos.

O vidrado mate, no caso de cor branca, não cobre o fundo da base que não apresenta qualquer marca como é geralmente habitual nestas reedições que reproduziram todo um bestiário art déco produzido por Sacavém. E, tal como já tivemos oportunidade de referir a propósito de outros animais, apresentam tamanhos mais pequenos.


Sem comentários: