domingo, 19 de maio de 2013

Tigelas art déco decor 510 - Sacavém



De volta à loiça utilitária nacional, hoje mostramos duas tigelas de faiança moldada embora com formas e dimensões distintas da Fábrica de Loiça de Sacavém (FLS). Em ambas, sobre o fundo branco, a decoração bicroma é feita segundo a técnica da estampilha aerografada, numa composição geométrica de quadrados, a castanho-alaranjado, e círculos a verde, intercalados mas desalinhados e ligeiramente e sobrepostos, ambos em dégradé do exterior para o centro, dando uma leitura de tridimensionalidade. Nas duas o bojo, junto ao bocal, é debruado com filete a castanho-alaranjado. 
Data: c. 1930 - 40


A mais pequena (alt c. 9,5 cm - c/tampa - x Ø c. 10,2 cm) apresenta forma de calote esférica assente em pequeno pé contracurvado, correspondente ao “formato francês”, e tampa com decoração idêntica à do bojo cintada por filete castanho-alaranjado que cinge igualmente a pega. No fundo da base, carimbo verde, Gilman & Ctª – Sacavém – Portugal e U.

A de maiores dimensões (alt. c. 8,4 x Ø c. 14 cm), sem tampa (é provável que originalmente tenha tido uma), apresenta um formato diferente, com bojo em calote tendencialmente esférica, mas alongada, que termina numa aresta viva sobre canelura de onde parte o pé curvo. No fundo da base carimbos verde «Made in Portugal» inscrito numa oval, «510» e F.
 
O verbete da FLS que se ilustra, gentilmente cedido pelo Museu de Cerâmica de Sacavém / Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso (MCS-CDMJA) informa-nos que se trata da decoração «nº 510 para tijelas formato Francez, Lisas e c/ tampa».


Todavia, como se percebe nestes dois exemplares, a decoração foi aplicada em peças que não corresponderão ao dito formato francês, claro apenas no exemplar mais pequeno. Ou será que a fábrica atribuía a mesma designação a modelos com ligeiras variantes? Alguém nos sabe esclarecer?

Esta tigelas com decoração aerografada tiveram um período de produção longa que chegou praticamente à data de encerramento da FLS na década de 80 do século XX, embora com outras marcas.

A decoração demonstra claramente a influência alemã em certa produção portuguesa. Veja-se as semelhanças evidentes com a decoração da base de bolos, sem marca (trata-se de uma peça da fábrica Colditz, decor nº 7568 e forma nº 23) dessa nacionalidade, encontrada na net e que aqui se ilustra.


Sem comentários: