sábado, 2 de março de 2013

Jarra de suspensão art déco - Lusitânia-Coimbra




Jarra de faiança moldada, de pendurar na parede, em forma de meia flor campanulada e polilobada, policroma, com decoração de escorridos e manchas aplicados a aerógrafo controlado por estampilha. Do bocal pendem escorridos cor-de-laranja sobre fundo azul pálido que dá lugar ao esverdeado e ao arroxeado na base da corola, manchada num granitado cinza-azulado, e se prolonga no cálice igualmente bordejado por escorridos laranja. Interior branco. No tardoz, carimbo preto «Lusitania Coimbra» e, inscrito na pasta, «T» (?).
Data: c. 1930-35
Dimensões: Alt. 26,5 cm x larg. 18 cm


A aparência aleatória dos escorridos engana o olhar dado os mesmos terem sido aplicados de formas distintas e perfeitamente controladas. Primeiro o laranja do bocal, de cima para baixo, registando-se depois uma inversão da aplicação das demais cores que escorrem da base para o bocal, tendo-se o azul pálido sobreposto ao laranja.


Mais uma vez um exemplo da profunda influência alemã, dos anos 20 e 30, quer na forma quer na decoração quer nas cores, com o laranja estridente (obtido com óxido de urânio?) tão utilizado nas cerâmicas art déco em vários países, especialmente da Europa Central, Reino Unido e Portugal. Decoração semelhante encontra-se aplicada no modelo de caixa que apresentámos anteriormente  ilustrado por MAFLS.

Sem comentários: