sexta-feira, 29 de março de 2013

Jarra art déco Denbac nº 411, com armação metálica – França





Jarra art déco de grés moldado de forma ovoide com relevos em cabochão, de duas dimensões distintas e dispostos alternadamente, na vertical, cingindo o bojo. Esmaltada com escorridos em tons de terra castanhos-claro que lhe conferem uma textura visual próxima do couro. Recebeu uma armação de metal forjado em «peau de serpent» que, cintando o bojo, envolve, realçando-lhes a forma e o volume, os cabochões de maiores dimensões. No fundo da base, impresso na pasta, 411.
Dimensões: Alt. 22 cm
Data: c.1925-30
 

Embora não identificada, trata-se de uma jarra da fábrica francesa Denbac, de que já tivemos oportunidade de escrever a propósito de peças dentro da gramática Art Nouveau, um pouco tardia, que caracterizou a primeira fase de produção desta empresa de René Denert e René Louis Balichon em Vierzon. O modelo nº 411 que hoje apresentamos nada tem da estética de inícios do século, inserindo-se no contexto da produção art déco que terá tido menor expressão nas realizações da fábrica mas mais consentânea com o gosto então vigente.


Estamos em crer que aplicações metálicas do género não sejam frequentes na produção Denbac, pelo que se tratará provavelmente de uma série limitada. Graças a um exemplar idêntico que encontrámos à venda, quiçá o par desta, ficámos a saber que a aplicação metálica foi executada por “Val” (empresa ou artesão?). Aliás, este tipo de armação metálica é mais frequente aparecer associado a peças de vidro soprado, de que os cabochões salientes nesta jarra serão uma lembrança.

A leitura da peça com o metal é radicalmente diferente da do mesmo modelo sem essa montagem, como haveremos de mostrar.

Sem comentários: