quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Jarra 699-A da Aleluia-Aveiro




Jarra de faiança moldada, piriforme com bocal cortado na oblíqua. Lateralmente foram-lhe aplicadas, na vertical e inclinadas em sentidos opostos, duas fitas salientes, a verde com rebordo preto, que, vindas da base sobem, abrindo ligeiramente, acima do bocal. O bojo, de cor branca, é seccionado por uma quadrícula distorcida delineada a preto, que, a um ritmo irregular e abstracto, é preenchida com cores lisas, caso do encarnado e do amarelo ou formando bola a verde. Os amarelos e alguns brancos receberam decoração gráfica, a preto, com motivos de espirais ou de linhas paralelas, na vertical ou na horizontal. Interior a preto. No fundo da base, carimbos a castanho Aleluia-Aveiro e Fabricado Portugal, inscrito num rectângulo, e, pintado à mão, a preto, 699-A.
 Data: c. 1955
Dimensões: alt. 27, 5 cm



Em princípio, e mais uma vez, estamos perante o primeiro exemplar de uma série – 699 número da forma e a letra A da decoração. Esta remete para um universo abstracto, paradoxalmente com ressonâncias de um neoplasticismo revisitado e organicizado, se assim se pode dizer. Recupera também grafismos que remontam às primeiras manifestações artísticas da humanidade, caso das espirais e traços paralelos. Para além da forma, também a combinação pictórica dá à jarra um dinamismo muito particular dentro das freeforms.



Tanto quanto conhecemos, na nossa opinião, trata-se de uma das melhores criações da fábrica Aleluia-Aveiro. Até agora não encontrámos paralelo em produções estrangeiras.

Sem comentários: