sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Placa Art Déco: Héracles e os Pássaros do Lago Estínfalo - Sacavém




Placa de cerâmica moldada e relevada, com representação central de um nu masculino com arco caçando pássaros contida sobre três quadrados concêntricos em degraus, dentro de uma gramática art déco. A placa, tendencialmente quadrada, é de cor verde-celadon tendo as figuras recebido uma aguada de esmalte branco. No tardoz, em negativo, não apresenta qualquer marca.
Data: c. 1935-45
Dimensões: Alt. 29,6 cm x larg. 28,7 cm x espessura 1 cm



Apesar de não estar identificada, sabemos que é da Fábrica de Loiça de Sacavém e, estamos em crer, que seja obra de Donald Gilbert criada, ainda, na década de 30, embora com uma produção que se prolongou no tempo.

Trata-se de uma das placas que compõem a série “Os 12 Trabalhos de Héracles”, ou de Hércules na sua versão latina. No caso, Héracles e os Pássaros do Lago Estínfalo.


Sem nos alargarmos em grandes explicações e dado haver diversas variantes deste tema da mitologia grega, o herói Héracles, sob ordens de seu primo Euristeu viu-se obrigado a executar uma série de trabalhos que incluíam libertar o mundo de certos monstros. Segundo a tradição mais corrente entre os mitógrafos, os Doze Trabalhos dividem-se em duas séries de seis. Com o primeiro grupo a localizar-se numa região geográfica relativamente pequena do Peloponeso, e o segundo a abranger outros territórios, incluindo os Infernos.

Também em relação ao trabalho concreto de os Pássaros do Lago Estínfalo, as versões são múltiplas. Simplificando, o trabalho consistiu em fazer sair de uma espessa floresta junto ao lago, na Arcádia, com a ajuda de castanholas de bronze, uma praga de pássaros que aí se escondiam e que o herói matou com flechas. Segundo uns, os pássaros limitavam-se a destruir frutos e colheitas, outros dizem que eram aves de rapina e devoravam também homens. Num relato mais radical, as aves tinham penas de aço que lançavam como setas. Imaginamos que a tarefa não terá sido fácil.

Teremos oportunidade de apresentar mais um dos trabalhos de Héracles a propósito de outra placa que possuímos. 

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou indo a Portugal,pela duodécima vez, em fevereiro. Como conhecer vossa coleção? Como comprar boas peças de cerâmica portuguesa arte nova? Ou melhor,onde comprar? Muito obrigado,Roberto.....rappaes@uol.com.br

AM-JMV disse...

Caro Roberto,

A nossa colecção é privada e não é visitável. Só os amigos a conhecem. Quanto às demais questões: cerâmica Arte Nova portuguesa é muito rara pois a produção também o foi; para comprar cerâmica em geral, em Lisboa tem a Feira da Ladra e muitos antiquários e lojas de velharias onde pode encontrar surpresas, eventualmente alguma Arte Nova. Obrigado por nos seguir.
Cumprimentos