segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Jarra art déco oitavada azul com flores - Longwy





Jarra art déco de faiança moldada, craquelé, oitavada, de fundo  azul-turquesa sobre o qual, partindo da base e preenchendo todo o bojo, ascendem folhas e flores policromas seguidas de uma explosão de bolas brancas. Os esmaltes coloridos são aplicados segundo a técnica da corda seca ou “relevo contornado”. Bocal a azul forte, da mesma cor do rebordo e nervura central das folhas. No fundo da base, carimbo a preto com o brasão dos Houart, Longwy - France. Pintado à mão, a preto, 71 e D.5358, e a amarelo 18. Inscrito na pasta algo indecifrável.
Data: c. 1925-30
Dimensões: alt. 30 cm


Já aqui apresentámos este modelo, embora de menores dimensões e com uma decoração - D.5028 - art déco mais contida. Na presente jarra, com a decoração D.5358, está bem patente o eco de toda a exuberância da joie de vivre dos Anos Loucos da década de 1920 que antecederam a Grande Depressão. Uma exaltação de alegria e bom humor, como se dançássemos charleston permanentemente. Pretendia-se esquecer o passado, toda a violência associada à guerra. A morte, os estropiados, as destruições maciças de cidades inteiras. O hedonismo estava na ordem do dia, por isso, quando de novo o alerta chegou estava-se desatento e o impensável voltou a acontecer.

Eis a razão pela qual não nos podemos esquecer que embora a História nunca se repita por vezes assemelha-se perigosamente, daí a necessidade de estarmos atentos para não perdermos o que conquistámos, pois nada é garantido nem se mantém se não se fizer por isso. 


Porém, não precisamos de andar em permanente sobressalto, pois a alegria é demasiado preciosa para ser desperdiçada. E com tudo o que a mudança de ano tem de simbólico – e o mundo, afinal, não acabou – há que ter esperança num mundo melhor, económica e socialmente mais justo e solidário. Por isso, como um parêntesis, os momentos de ócio e de loucura são fundamentais para a boa sanidade mental de todos. A embriaguez não nos pode é toldar permanentemente os sentidos. Destes momentos há que sair devidamente alerta sempre conscientes de que uma gota de água pode não significar nada, mas muitas juntas formam um oceano.

Com a festiva explosão floral da peça de hoje, a lembrar a pirotecnia do fogo-de-artifício, encerramos o ano de 2012 e desejamos a todos os nossos leitores, malgré tout, um 


2 comentários:

sandra pena disse...

Concordo!! Desejo um Excelente Novo Ano, saúde, alegria e esperança são os meus votos. Até lá!! Bjs

AM-JMV disse...

Cara Sandra,
Embora atrasados, o nosso muito obrigado. Retribuímos com toda a amizade os seus simpáticos votos.
Beijinhos