quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Jarra art déco de asas em forma de animais fantásticos – S.P. Coimbra




Jarra art déco de porcelana moldada e relevada, de cor branca com apontamentos a ouro. A forma tendencialmente cilíndrica, arredondando em baixo, assente sobre pé saliente a ouro, é enquadrada por duas asas em forma de dragões ou serpentes marinhas ondulantes que ocupam cerca de dois terços da altura da peça. Asas e bocal são igualmente realçados a ouro. No fundo da base, carimbo verde Coimbra S.P. Portugal com numeração gravada na pasta J 82 A.
Data: c. 1940
Dimensões: alt. 11.6 cm x diâm. 4 cm (c/asas 8,5 cm)


Dada a pequena dimensão desta peça, é caso para dizer que a qualidade não se mede aos palmos, não só em termos plásticos como técnicos. O seu tamanho não diminui o ar de monumentalidade que lhe confere a forma e decoração.  

O tipo de solução de asas ondeantes é muito característico do Art Déco internacional em múltiplas variantes, quer seja em objectos de cerâmica, vidro ou mesmo outros materiais caso da madeira ou do metal. Contudo, a configuração zoomórfica destes elementos será menos corrente. Poder-se-á ver neles uma certa influência orientalizante, caso os interpretemos como dragões. No entanto, são comuns nas ancestrais culturas europeias - caso dos celtas ou dos viquingues - animais fantásticos e serpenteantes. 


Sem comentários: