domingo, 11 de novembro de 2012

Coelho Margarida nº 1 amarelo – Vista Alegre



Escultura de porcelana moldada e relevada em forma de coelho estilizado ao gosto art déco. Decoração a amarelo aerografada com complementos, olhos e boca, a preto e branco, pintados à mão. Modelo executado em 1935. No fundo da base carimbo verde V.A. Portugal - marca nº 31 (1924-1947), inscrito na pasta, à mão, 247 (?).
Data: 1935
Dimensões: alt: 12.5 cm x larg. 6 cm x comp. 4 cm
 


Este modelo que em Portugal recebeu a designação, para nós muito adequada, de Margarida, produzido pela Vista Alegre em dois tamanhos, este, o nº 1, e o nº 2 de menor dimensão, que haveremos de postar, é igual, como se pode constatar na fotografia que apresentamos, ao modelo também da década de 30 editado pela fábrica inglesa Denby Pottery, na cidade com o mesmo nome no Derbyshire, fundada em 1809 por William Bourne para seu filho Joseph.


Pensamos que na base dos formatos ingleses e portugueses está o coelho criado pelo austríaco Walter Bosse, que será datável de c. 1930, cuja imagem igualmente mostramos.
 

A Fábrica de Loiça de Sacavém não foi indiferente a este motivo, tendo produzido, c. 1935, um coelho, com 20 cm de altura, que quanto a nós é baseado numa criação da fábrica inglesa Shaw & Copestake (ver foto). Tomámos conhecimento deste exemplar, que ilustramos, devido à amabilidade do seu possuidor, um nosso leitor, a quem muito agradecemos. Curiosamente esta peça apresenta uma abertura na parte posterior, na ponta da cauda, que tanto nos intriga a nós quanto ao seu dono. Alguém poderá dizer para que serve?


Apresentamos igualmente um outro coelho de produção inglesa coetânea, da fábrica Shorter & Son, com afinidades evidentes aos demais.

Sem comentários: