segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Caixa art déco campaniforme de Fritz von Stockmayer - Arzberg


Caixa de porcelana moldada de taça campaniforme, com tampa em calote esférica, assente sobre pé saliente. Sobre o branco destaca-se a decoração vegetalista estilizada em tons de vermelho, salmão e ouro, que cinge a parte superior da taça e inferior da tampa, que é complementada por filetes vermelhos que circundam a parte inferior da taça e parte superior da tampa, em parte complementadas a salmão em dégradé. Pé saliente e interior do bocal a ouro, assim como a pega da tampa. No fundo da base, marca a verde «Porzellanefabrik Arzberg» «Arzberg/Baye.», e «23» a ouro.
Data: 1932 (forma e decoração)
Dimensões: alt. 12,2 cm x Ø máx. 15,5 cm


Trata-se do modelo nº 1411, decor nº 6370, criados por Fritz von Stockmayer de quem já sobejamente falámos, mas não resistimos a acrescentar mais umas palavras sobre a sua obra.

Nos antípodas das propostas mais vanguardistas germânicas de Entre-Guerras, a obra de Stockmayer retoma a tradição da pintura de flores sobre porcelana dos séculos XVIII e XIX, renovando-a de forma notável vindo a criar decorações particularmente originais, dentro de um gosto moderno art déco, que antecipa uma estética de pós-Guerra. É assim que encaramos a peça que vos trazemos hoje, e talvez daí a nossa paixão pela obra que realizou para a fábrica de porcelana de Arzberg. A modernidade que não renega a tradição, antes a reinventa e a projecta no futuro.
 



Sem comentários: