quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Bule de chá art déco modernista - Carstens-Uffrecht - Alemanha


Bule de faiança moldada, com decoração aerografada, dentro do abstracionismo geométrico de influência kandinskyana, a castanhos, remetendo para uma ideia de paisagem, sobre fundo turquesa. Asa de vime. No fundo da base, sem marca, o nº 257.
Data: c. 1930
Dimensões: alt 13 cm (sem pega) x comp. 24 cm



Trata-se de uma peça produzida pela fábrica alemã Carstens-Uffrecht de forte filiação Bauhaus, sobretudo nos bules criados, em 1923, nos ateliers cerâmicos desta, por Theodor Bogler. A inspiração oriental está bem patente na obra do designer e encontra-se igualmente presente na peça de hoje. Quer no exemplar de Bogler, que ilustramos, quer neste nosso bule, a forma e o acabamento remetem para uma produção em série de objectos de metal, com acabamentos artesanais nas asas. Também remetem para modelos chineses de bronze, como sugere a cor, próxima do verdete, do bule da Carstens. Esta ideia é reforçada pelas arestas vivas e justaposição das diversas partes que parecem soldadas.
A decoração do bule aproxima-se da da jarra de asas helicoidais mostrada em 27 de Maio de 2012, remetendo ambos para o universo pictórico de Kandinsky.


Sem comentários: