sábado, 24 de novembro de 2012

Avestruz art déco - Sacavém


Peça de faiança moldada, de cor marfim meio-brilho, finamente craquelé, representando um avestruz, em passo de corrida, sobre soco oitavado, de linhas suavemente estilizadas art déco onde, para além do recorte da figura, sobressaem os enrolamentos das plumas de asas e cauda. No fundo da base, carimbos azuis Gilman & Cª – Sacavém sobepujando Made in Portugal, e «311» inscrito na pasta.
Data: c. 1930-40
Dimensões: Alt. c. 18 cm x (base) comp. 14,8 cm x larg. 6,5 cm


Uma certa ironia subjaz a esta representação de um avestruz que, mais uma vez, nos traz à memória as imagens do filme Fantasia (1940), de Walt Disney. No caso, as esfusiantes avestruzes bailarinas do episódio, de sátira ao ballet clássico, de a «Dança das Horas», de Ponchielli. Claro que este exemplar cerâmico, apesar de tudo, é um pouco mais conspícuo e comedido …, embora nos deixe igualmente bem-dispostos.



 
O nº 311 inscrito na pasta corresponde ao número (e, certamente, ao modelo) das tabelas de preços de faianças decorativas, dos anos de 1945 e 1951 da Fábrica de Loiça de Sacavém, conforme descrição que complementa a fotografia a preto e branco, de c. 1945, disponibilizada pelo Museu de Cerâmica de Sacavém - Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso (MCS-CDMJA), colaboração indispensável e que agradecemos.

Embora estejamos convictos que se trata, uma vez mais, de um modelo importado, a sua autoria e origem escapam-nos. Talvez algum dos nossos leitores tenha alguma pista nesse sentido.

 

Sem comentários: