sábado, 13 de outubro de 2012

Pequeno pote art déco com flores – Vista Alegre


Pequeno pote decorativo com tampa, de porcelana moldada, de fundo amarelo com decoração policroma pintada à mão ao gosto art déco. O modelo, um clássico que nos chegou do oriente, apresenta bojo muito pronunciado e bocal estreito sobre o qual pousa uma tampa em calote abatida. À volta do bocal, o bojo é cingido por uma grinalda contínua de folhagem, flores e bagas que, pendendo, preenchem a parte superior do bojo. A tampa recebeu igual decoração, embora espalhada desordenadamente sobre a superfície. No fundo da base, carimbo verde V.A. Portugal (Marca 31: 1924-1947) e, pintado à mão a encarnado, VI.
Data: c. 1930
Dimensões: Alt. c. 7 cm



Já aqui apresentámos uma base de candeeiro cuja decoração atribuímos a Ângelo Chuva (1883-1974). Também a peça de hoje poderá ter sido decorada por este autor, possibilidade também aventada pelo vendedor.

Nascido em Ílhavo, Ângelo Simões Chuva foi uma referência incontornável na produção art déco da Vista Alegre.
Entrou para a fábrica como aprendiz de pintor aos 14 anos. Em 1910, então com 27 anos, assumiria a chefia da Oficina de Pintura. Será Mestre Pintor por volta de 1932. Reforma-se em 1958.

A produção artística deste mestre nos anos 20 e 30 é, sobretudo, inspirada na Art Déco francesa. Independentemente da peça de hoje ser ou não deste autor, também ela reflecte um gosto francês na estilização dos elementos vegetalistas que a decoram.

2 comentários:

Anónimo disse...

Poderá ser um tinteiro?
Tenho um igual e o anterior proprietário utilizava-o como tinteiro...

AM-JMV disse...

Caro anónimo,
Em nossa opinião trata-se apenas de um objecto decorativo. Contudo, mesmo assim, decidimos fazer a experiência de colocar um recipiente para tinta fabricado pela Vista Alegre na mesma época e revelou-se ser incompatível. Mas pode ser que haja outro modelo de menores dimensões que caiba de forma correcta.
Cumprimentos