quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Escultura art déco de cria de corvo – Hutschenreuther - Alemanha


Já que estamos em maré de crias de aves, hoje trazemos um delicioso corvo bébé, cuja expressão o olhar atento do escultor tão bem soube captar.



Pequena estatueta de porcelana moldada e relevada branca com apontamentos a ouro de uma cria de corvo que já se aguenta de pé e a penugem dando origem às primeiras pequenas penas nas asas e cauda, voltando a cabeça para trás na qual também despontam, com alguma ironia, uns prenúncios de penas. A ave assenta sobre uma base saliente sendo reforçada por um volume geométrico entre pernas. Inscrito na base, na parte de trás WvHEIDER. No fundo da base, carimbo verde oval com leão e L. H. S. envolvida por Hutschenreuther, Selb Bavaria, Abteilung für Kunst, e, pintado à mão, a ouro, 50.
Data: c. 1927 (carimbo 1920-1938)
Dimensões: alt. c. 7 cm

 
Trata-se do modelo nº 0635/1 do catálogo de 1927, pág. 1, da fábrica Hutschenreuther, da autoria do artista Wilhelm von Heider (1870-1950) de quem nada mais conseguimos apurar. Apesar do pendor naturalista da figura, há uma subtil estilização e exagero das formas, que a opção a branco com apenas os olhos imensos e as pequenas unhas a ouro torna, a nosso ver, muito atractiva, inserindo-se numa certa vertente da art déco alemã de influência expressionista. Toda a curiosidade e truculência, tão características dos corvídeos, estão bem presentes neste exemplar. O mesmo artista concebeu um outro corvinho que debica com curiosidade uma aliança de ouro que encontrara no chão. Temos pena de não o possuirmos também dado constituírem um par.


Sem comentários: