terça-feira, 9 de outubro de 2012

Escultura art déco com putto montando carneiro – Hutschenreuther - Alemanha



Escultura art déco de porcelana moldada e relevada, branca com apontamentos a ouro, representando um carneiro empinado montado por um putto. As figuras assentam numa base onde ervas encurvadas, estilizadas e agressivas como garras, despontam ameaçadoras. No fundo da base, carimbo verde oval com leão e L. H. S. envolvida por Hutschenreuther, Selb Bavaria, Abteilung für Kunst, e, pintado à mão, um «S»?, a ouro. Inscrito na pasta, Karl Tutter.
Data: c. 1930
Dimensões: Alt. c. 19 cm x comp. c.15 cm x larg. c. 9 cm


Trata-se do modelo nº 1174, criado por Karl Tutter, artista de quem já apresentámos algumas peças para a fábrica de porcelana alemã Hutschenreuther. Mais uma vez o neo-barroco e o neo-rococó como fonte de inspiração e reinterpretados dentro de uma estética art déco, recorrente na obra de Tutter.
 

O interesse maior desta estatueta, que apesar de pequena assume uma inesperada monumentalidade, é o seu carácter pouco apaziguador. Não se trata apenas de domar um animal bravio, tarefa que a figura de putto, qual cowboy num rodeo, parece executar com perícia, antes uma força maléfica, quase diabólica, a que as garras da erva dão maior ênfase, que a criança tenta dominar.

Diríamos estar perante uma variante da velha ideia clássica do Homem como ordenador do Caos – a Razão que submete a Natureza, os instintos selvagens. A agressividade dominada pela inocência ou a eterna luta entre o Bem e o Mal.

Uma outra peça de Tutter anteriormente apresentada, com a mesma temática de putto dominando carneiro, não anda longe desta ideia, embora não tenha o dramatismo e a agressividade da escultura de hoje.

Sem comentários: