quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Caixa art déco cónica - Rosenthal


Caixa art déco de porcelana moldada e policroma, composta por tampa cónica, decorada por três faixas numa gradação de verdes secos, escurecendo para o topo, com pega azul-forte rematada a ouro, que encaixa numa taça baixa, na cor verde mais clara da tampa, com aba saliente a branco debruada por filete a ouro, e assenta sobre pé recortado a azul forte com realçes a branco e ouro. No fundo da base, carimbo verde Rosenthal – Selb-Bavaria, e pintado à mão, a ouro, M. Inscrito na pasta 1073.
Data: 1928 (ano da marca de produção)
Dimensões: Alt. c. 13, 5 cm x Ø c. 13, 5 cm


Esta curiosa peça, de expressão orientalizante, talvez fosse uma caixa-aneleira dada a reduzida dimensão da taça. A depuração das suas linhas funcionalistas remete-nos, por um lado, para a releitura de um prato coberto para tagine, e por outro lado para uma peça chinesa, sobretudo a base onde “repousa” a taça.

As origens da célebre fábrica de porcelana alemã Rosenthal remontam a um atelier de pintura de porcelana para exportação, fundado em 1880 por Philipp Rosenthal (1855 -1937), em Erkersreuth, perto de Selb. A empresa cresceu mas não correspondia ao número de encomendas pelo que Philipp se mudou para Selb onde acaba por fundar, em 1891, a sua própria fábrica de porcelana – a última a abrir na Alemanha no século XIX.


Dada a ascendência judaica da família, Philipp Rosenthal em 1934 foi obrigado a entregar a firma aos nazis que mantiveram o nome devido ao prestígio internacional da mesma. A família, nesse mesmo ano, emigrava para Inglaterra. Philipp permaneceu na Alemanha onde virá a morrer em Bona, em 1937.

Em 1950, o filho Philip Rosenthal (1916 - 2001) regressa e toma conta da empresa dando-lhe um grande desenvolvimento.  

A expansão da firma Rosenthal durante a administração de Philipp Rosenthal levou à aquisição, em 1908, da fábrica de porcelana Thomas, em Marktredwitz. Em 1920 compra a fábrica Krister, em Waldenburg, que encerra em 1992, e, por último, em 1937, adquire a firma Waldershof A G (anteriormente denominada Johann Haviland).

O pai, empresário e designer de porcelana, e o filho, nutrem desde sempre um grande interesse pela arte moderna que vão unir à produção industrial.
 
 
A fábrica funda em 1910 o Departamento de Arte, em Selb, cujas instalações, em 1913, são transferidas para um edifício próprio, e novamente, dez anos depois, muda-se para novo e maior edifício. Entretanto, já em 1920, havia fundado um segundo departamento de arte em Bahnhof-Selb (Selb-Plössberg) que permaneceu activo até 1969-70.

Tanto pai como filho convidam os grandes artistas modernos da sua época a criarem para a fábrica que, em 1900, havia recebido uma medalha de ouro na Exposição Universal de Paris pela qualidade da sua porcelana.

Haveremos de postar algumas das criações desses departamentos e sucursais.

Sem comentários: