sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Caixa art déco com decoração de Kut Wendler - Rosenthal - Alemanha


Peça de porcelana moldada, branca, de forma troncocónica assente sobre anel, no estrangulamento, e pé saliente recortado. Tampa cónica baixa com pega igualmente troncocónica de remate escalonado. Decoração policroma a preto, laranja, mel e azul, com motivo de “palmeiras” estilizadas. Filetes a mel no pé e bordo da tampa, e laranja no anel de transição entre o bojo e pé, assim como no botão da pega. No fundo da base, carimbo verde Rosenthal Selb-Bavaria (um ponto entre o BA de BAVARIA). Inscrito na pasta 850. Pintado à mão, a roxo, Fisher (pintor).
Data: 1929 (ano de produção deste exemplar)
Dimensões: Alt. 18 cm

O modelo é de Hans Küster, de cerca de 1925, e apresenta o motivo Semiramis, decoração criada por Kurt Wendler, cerca de 1923. A estilização dos motivos da peça que apresentamos, com o seu grafismo enérgico e dinâmico, revelam uma influência evidente do Futurismo, comum a tantas outras peças suas e de outros criadores alemães ao longo dos anos 20.
 

 
Hans Küster (1899-1963) foi modelador e escultor. Trabalhou para a fábrica de porcelana alemã Rosenthal de 1913 a 1928, tendo criado animais e figuras grotescas, louça decorativa e utilitária. Trabalhou posteriormente para a fábrica Krautheim & Adelberg.
 
 
Kurt Wendler (1893-1980) foi um pintor, fotógrafo e gráfico autodidata de talento. Descoberto por Philip Rosenthal, que apreciou o seu trabalho, acabou por criar decorações para a Rosenthal em 1919, para onde veio a trabalhar regularmente como artista livre de 1920 a 1930.

Artista multifacetado, enquanto designer concebeu, para além das decorações para porcelana, tapetes, papel de parede, padrões para tecidos e outros projetos. Sobretudo a partir de 1922, quando, depois de casado, abriu em Berlim, o seu estúdio "Berliner Werkstätte f.z.a.K.", dedicado às artes decorativas contemporâneas, publicidade e cenografia.

Por volta de 1929 trabalha como pintor e fotógrafo, principalmente do mundo do espectáculo e das estrelas de cinema, caso das célebres Brigitte Helm e Zarah Leander. Criou também, até 1940, mais de 40 cartazes para a indústria cinematográfica alemã e estrangeira, incluindo MGM, Fox, Nero, Terra, AAFA, Deutsche Universal e a portuguesa Tobis.

Contudo, devido às suas ideias anti-totalitárias foi perseguido e detido pelos nazis, tendo acabado a guerra na Bélgica sob a protecção da resistência local.

Regressando anos depois à Alemanha, continuou a sua carreira, nomeadamente enquanto fotógrafo e pintor. As criações para porcelana anteriores à Guerra despertavam cada vez maior interesse granjeando-lhe fama. As suas decorações únicas são facilmente reconhecíveis e muito procuradas por museus e colecionadores.

Sem comentários: