terça-feira, 14 de agosto de 2012

Prato de cozinha art déco com flores - Sacavém


Prato de cozinha de faiança moldada, formato circular com aba larga e lisa. Decoração central estampilhada, aplicada a pincel, e policroma sobre fundo branco, formada por ramalhete de flores, bagas e folhas, em azul, castanho-mel e verde, estilizadas ao gosto art déco. Aba com barra aerografada, cor-de-rosa que se esfuma na direcção do centro. Na base, carimbos verde Gilman & Ctª – Sacavém e 2.
Data: c. 1930
Dimensões: Ø 39 cm x alt. 6,5 cm


Um outro exemplar com esta decoração, de dimensão e cores distintas, pode ser apreciado em MAFLS.

Trata-se da decoração nº 301 do catálogo de desenhos da Fábrica de Loiça de Sacavém, que aqui reproduzimos, numa paleta de cores diferentes, existente no Centro de Documentação do respectivo Museu (MCS-CDMJA), cujos créditos e colaboração agradecemos. Este motivo terá deixado de ser produzido em 1933, dada a indicação escrita no desenho de «retirado» pelo «aviso 1-5-33».

2 comentários:

Sandra Pena disse...

Bem bonito este motivo com bagas, não conhecia. Já agora Parabéns pelas excelentes descrições das peças, não é fácil e aprendo muito. :-)
Bom feriado.
Sandra

AM-JMV disse...

Olá Sandra.
Em primeiro lugar, bom feriado também para si e obrigado por estar sempre presente e nos dedicar uma parte do seu tempo. Encoraja-nos a manter um blogue o que nem sempre é fácil. As descrições, como já tivemos ocasião de dizer, ajudam-nos a complementar o nosso próprio inventário. Todavia, ficamos sempre com a sensação de que são um pouco maçadoras e algumas difíceis de fazer. Sempre que achar que as frases ou os conceitos não são muito claros e houver incorrecções agradecemos que nos diga, por favor.
Cumprimentos