sábado, 11 de agosto de 2012

Caixa art déco Villeroy & Boch - Wallerfangen


Caixa de cerâmica moldada e relevada, de forma piramidal truncada, escalonada e invertida, com quatro faces regulares trapezoidais. Cor de fundo branco-marfim com decoração policromada geométrica, estampilhada e areografada. Lado mais estreito assenta sobre soco rectangular saliente de cor castanha. Cada degrau é realçado a castanho, e sobre eles repousam semi-círculos concêntricos intercalados, a verde e amarelo e a castanho e verde, que, de baixo para cima, forma conjuntos de dois, de três e de quatro. Segmentos de linhas nas três cores, e em diferentes tamanhos, sendo a castanha mais presente, cortam transversal e obliquamente a lateral das faces mais largas. A tampa, rectangular e de cor marfim, é moldurada a meio por duas listas a verde e amarelo, em cujo centro se eleva uma pega, de forma trapezoidal irregular, castanha. Na base, carimbos preto da Villeroy & Boch-Wallerfangen Madin in Saar-Basin e 2789X. Inscrito na pasta 489.
Data: c. 1929
Dimensões: Alt. 13 cm x comp. 12 cm x larg. 8 cm




Trata-se da forma 489 e da decoração 2789. O carimbo nela aposto foi utilizado por esta fábrica do grupo Villeroy & Boch desde 1876, que acrescido de «Made in Saar-Basin» corresponde ao período entre 1919 e 1931. A filial de Wallerfangen, fundada em 1791 por Nicolas Villeroy, encerrou nesse ano de 1931.

Exemplo maior, tanto ao nível da forma como da decoração, das tendências contemporâneas mais vanguardistas que a indústria alemã desenvolveu na segunda metade dos anos 20, onde o orfismo e o cubismo se mesclam com a Bauhaus criando um design simultaneamente artístico e utilitário, uma simples caixa, possivelmente uma bomboneira, acessível às massas trabalhadoras.


Sem comentários: