terça-feira, 17 de julho de 2012

Chávena de chá com pires – Formato Aldeia - Sacavém


Chávenas e pires de um serviço de chá, de faiança moldada, com decoração geométrica estampilhada e areografada de motivos de círculos castanho-mel a que se sobrepõe parcialmente uma composição de linhas paralelas, castanho-escuro, formando quadrado sobre um fundo esponjado a amarelo. Bordos, asa e centro do pires realçados no tom castanho-escuro. O corpo das chávenas é em calote esférica, embora exteriormente apresente quatro gomos que se desvanecem em direcção ao bordo redondo, formando base recortada. Os pires são quadrilobados. As chávenas não apresentam qualquer marca, mas os pires têm na base, carimbos verde, Gilman & Ctª – Sacavém – Portugal, H e, inscrito na pasta, Sacavém 52 PP.
Data: c. 1930
Dimensões: Várias




Deste serviço, formato «Aldeia», com decoração nº 807 do catálogo de desenhos da Fábrica de Loiça de Sacavém, existente no Centro de Documentação do respectivo Museu (MCS-CDMJA), a quem mais uma vez agradecemos, infelizmente só possuímos algumas chávenas e pires. Informa-nos uma nota manuscrita no referido desenho, pelo aviso 34 de 1946, que esta decoração foi retirada nessa data.


A técnica do esfumado que a pintura a aerógrafo possibilita, neste serviço é particularmente cuidada e permite dar uma tridimensionalidade aos círculos que, assim, se assemelham a esferas. Esta decoração ilustra bem, mais uma vez, a grande influência que as criações alemãs exerceram em Portugal nas primeiras décadas do século XX, neste caso concreto em Sacavém, visto que reproduz o decor 548 da Fábrica de Schramberg atribuído à designer Eva Zeisel, de cerca de 1930 (ver foto e aqui). O mais curioso é que tendo sido a técnica do aerógrafo vulgarizada na fábrica por alemães, na criação germânica o motivo é estampilhado mas aplicado a pincel, o que lhe confere uma outra leitura.

Sem comentários: