sábado, 21 de julho de 2012

Caixa art déco com escorridos - Lusitânia Lisboa


Caixa de faiança moldada, de forma hexalobada, com taça assente sobre pé circular a preto ligeiramente reentrante. A superfície recebeu uma cor de fundo de espesso azul-claro sobre a qual foi pintada uma grelha a preto, ficando zonas em reserva, sinuosamente recortadas, preenchidas a laranja forte, que produzem escorrências controladas. Na tampa, a pega a preto, reproduz em miniatura a forma da caixa. Na base, carimbo estampado, verde, da unidade de Lisboa: escudo coroado Lusitânia, com Cruz de Cristo enquadrada pelas iniciais C F C L [Companhia das Fábricas de Cerâmica Lusitânia] sobrepujando Portugal.
Data: c. 1930
Dimensões: Alt. 11 cm x larg. 18 cm




Mais uma vez estamos perante uma peça que tanto ao nível da forma como da decoração, aplicada a aerógrafo formando escorridos, é de influência da Europa central. Neste caso, e como já vai sendo habitual, encontrámos paralelismo em peças alemãs que aqui reproduzimos, uma delas marcada como sendo da fábrica Staffel.

Tirando partido dos escorridos de forma estudada mas simultaneamente aleatória esta técnica de decoração foi muito utilizada na Alemanha e países vizinhos. Os efeitos obtidos pelas escorrências dão origem a decorações abstractizantes todas com pequenas variações entre si apesar de partirem da mesma matriz decorativa. O cuidado posto na colocação dos esmaltes leva a que muitas vezes as peças pareçam exactamente iguais.

Há cores que são comuns, fruto do gosto da época, como é o caso deste laranja estridente que vamos encontrando tanto em fábricas nacionais - já aqui mostrámos várias de Sacavém - como alemãs e dos países que formaram a coração do império austro-húngaro.


Sem comentários: