sexta-feira, 1 de junho de 2012

Serviço de café art déco com flores da Empresa Electro-Cerâmica de Vila Nova de Gaia



Serviço de café, de linhas art déco modernistas, de porcelana moldada, composto por cafeteira, açucareiro, leiteira, chávenas e respectivos pires. Cor de fundo celadon muito claro com decoração floral estilizada a verde, cinzento e apontamentos a encarnado, complementada por linhas horizontais a prata e sequência de linhas incisas junto ao fundo de cada peça. Bordos, pegas e asas com filetes a prata. Na base, carimbo amarelo alaranjado, EC inscrito em losango rodeado por Empreza/Electro/Ceramica/V N Gaia.
Data: c. 1935
Dimensões: Várias







Mais uma vez a forma e decoração deste serviço remetem para uma influência centro-europeia, embora acreditemos que seja da Alemanha o exemplo que lhe deu origem, como outros serviços já aqui apresentados e como outros que haveremos de apresentar.

A sua perfeição técnica revela uma mestria de excepcional qualidade, pelo que não é de admirar que a Vista Alegre tenha estabelecido uma parceria com a Empresa Electro-Cerâmica, e posteriormente a tenha adquirido, como já focámos. O carimbo que estas peças portam, embora de cor diferente dos já apresentados, terá sido também empregue entre 1930 e 1940.


Sem comentários: