sexta-feira, 8 de junho de 2012

Rinoceronte art déco de Gilbert - Sacavém



Mais uma escultura do bestiário de Donald Gilbert produzida pela Fábrica de Loiça de Sacavém. Desta vez um rinocerante.
Peça de faiança moldada, ao gosto art déco, esmaltada a cor marfim amarelado, craquelé. O animal, de pé, assente sobre um soco paralelepipédico, tem vegetação herbácea, estilizada, entre as patas, idêntica à do modelo “Elefante” já apresentado. Impresso numa das faces laterais do soco: Gilbert Sc[ulpcit]. Na base, carimbo azul, «Gilman & Ctª – Sacavém» sobrepujando «Made in Portugal». Inscrito na pasta 212. Este número corresponde ao modelo, e refere-se à Figura Rinoceronte N.º1 que pela(s) Tabela(s) de Loiça(s) Decorativa(s) custava 162$00 em 1951, 141$00 em 1945 e 80$00 em 1941. Sendo para peças em "cores mates ou coloridos s/ ouro".
Data: c. 1930-35
Dimensões: comp. c. 32 cm x larg. c. 9 cm x alt. c. 20 cm


6 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, mais uma vez a nossa contribuição. O número 212 gravado refere-se à Figura Rinoceronte N.º1 que pela(s) Tabela(s) de Loiça(s) Decorativa(s) custava 162$00 em 1951, 141$00 em 1945 e 80$00 em 1914. Sendo para peças em "cores mates ou coloridos s/ ouro".
Cumprimentos.
CP

AM-JMV disse...

Caro CP,

Mais uma vez gratos pela achega. Desta vez vamos acrescentar o texto base. É extraordinário o preço elevado destas peças à época. Quanto ganharia um operário em 1941?
Cumprimentos

Anónimo disse...

Boa tarde , eu já vi esta peça em dourado, sem carimbo e sem qualquer número. O que significa? São peças retiradas da fábrica sem estarem 100% concluidas?

AM-JMV disse...

Caro anónimo,
Francamente não seremos as pessoas indicadas para esclarecer a sua dúvida. Houve reedições destas peças nos anos 80 do século passado, sem marca, e noutro material que não a faiança, mas não tivemos conhecimento de que as houvesse douradas. Todavia, também já nos informaram que houve outras fábricas a produzir cópias destas peças animalistas de Sacavém nos anos 60.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Sobre a pergunta de serem peças possivelmente retiradas, posso informar que segundo comentários, Sacavém vendeu um certo número de modelos de animais do Donald G. a outras fábricas, entre elas a Secla. Houve continuidade na produção e as peças poderiam ser ou não marcadas. Não marcadas se o acordo para a transmissão ainda não estive concluído e marcadas após a conclusão. Por outro lado, as peças produzidas em Sacavém nem sempre eram todas elas marcadas. Os próprios funcionários da FLS compravam peças já prontas, mas que ainda não tinham sido marcadas. Tenho pequenas figuras de animais em Parian do Donald G. que pertenceram a um ex-funcionário da FLS, mas que não chegaram a ser marcadas. Havia também a possibilidade de peças com defeito de fabrico não serem marcadas. Hector

AM-JMV disse...

Caro Hector,
A que pergunta se refere? Não há qualquer interrogação nest post. Ficámos na dúvida quanto ao que quis dizer. Sabemos que outras fábricas reproduziram modelos de Sacavém. Por exemplo, CMP já publicou peças produzidas tardiamente, nos anos 60, pela Secla, a partir de modelos de Sacavém dos anos 30. Mais recentemente, a fábrica Sant'Anna tem vindo também a reproduzir o bestiário art déco criado por D. Gilbert, totalmente fora do contexto. Quanto às figuras em pariano, terão sido só produzidas já tardiamente na última fase da FLS, em inícios dos anos 80, como já escrevemos. As peças sem marca, habitualmente correspondiam a exemplares rejeitados que, muitas vezes, ficavam para os funcionários. Aparecem muitas no mercado.
Cumprimentos