segunda-feira, 4 de junho de 2012

Jarra “Portugália” com motivo Arte Nova - Sacavém



Jarra de faiança moldada, vidrada a branco e partes a azul, craquelé, sendo nesta última mais fino, que terá recebido restante decoração a castanho-mel e preto, segundo a técnica da estampilha aplicada manualmente sobre o vidrado, formando quatro medalhões vegetalistas repetidos (um fruto ou botão de flor cortado ao meio?), de gramática ainda Arte Nova. Estes elementos vegetalistas saem do gargalo decorado por listas a castanho e azul contornadas a preto, tal como os restantes ornatos. O azul do gargalo foi igualmente aplicado à mão sobre o vidrado. Na base, carimbo verde Gilman & Ctª– Sacavém. Inscrito na pasta, à mão, EL 52.
Data: c.1920 (?)
Dimensões: alt. 20 cm


Trata-se do formato Portugália, que nos aparece sob o nº 20 do catálogo de jarras da Fábrica de Loiça de Sacavém, da década de 30 do século XX, não impresso disponível no Museu de Cerâmica de Sacavém - Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso. Embora, na tabela de Maio de 1951 apareça sob a designação "Jarra Portugália, n.° 17”. Ver MAFLS (1 e 2).


Das várias versões que possuímos deste modelo, esta apresenta a decoração mais conservadora, porque mais agarrada a uma estética ainda Arte Nova. Contudo, julgamos tratar-se de uma decoração da década de 20, embora não nos admirássemos que fosse posterior. A paleta de cores, a sua aplicação uniforme, lisas e claramente delineadas, poderão remeter naquele sentido, embora haja azulejos estampilhados muito anteriores que apresentem esta mesma solução. Esperamos que algum dos nossos leitores nos proporcione dados mais objectivos sobre a sua datação.

Sem comentários: