segunda-feira, 14 de maio de 2012

Pequena jarra art déco, Aleluia – Aveiro



Jarra de faiança moldada e relevada, em forma de balaústre, de cor celadon muito claro (amarelado), com decoração de quatro listas relevadas, a ouro, em dois conjuntos desencontrados que circundam a parte superior do bojo. Bocal e pé realçados também a ouro. Na base, carimbo a ouro Aleluia – Aveiro, Fabricado Portugal. X.250 BF pintado à mão a preto.
Data: c. 1940 - 50
Dimensões: alt. 15 cm


A linguagem dentro da vertente modernista da Art Déco tardia que encontramos nesta peça fabricada em Portugal, é comum na produção de massa que vulgarizou o estilo nos anos 30-40 quer na Alemanha quer em França. Se neste país encontramos objectos similares em fábricas de Lunéville, por exemplo, na Alemanha encontrámos, estamos em crer, o modelo que lhe terá dado origem.

Trata-se de uma jarra art déco produzida pela Goebel, com marca de fábrica de 1935-49, com 16,5 cm de altura, como se pode ver nas imagens retiradas da net.
É de referir que os modelos da Goebel, tanto de faiança, o caso desta, como de porcelana, tiveram muito sucesso em Portugal onde foram copiados por várias fábricas, como teremos oportunidade de mostrar. Em geral, modelos de gosto fácil, diríamos mesmo, domesticado, cujo sucesso foi mundial.


Sem comentários: