domingo, 27 de maio de 2012

Jarra de asas helicoidais art déco modernista, Carstens-Uffrecht - Alemanha


Jarra de forma tendencialmente globular com asas helicoidais, de grés moldado, com decoração estampilhada e aerografada em diferentes tons de castanho e apontamentos a azul. A decoração, modernista, nos dois lados, representa uma paisagem sinuosa, na diagonal, com poste telefónico na diagonal oposta, de clara influência kandinskyana (ondeados e traços a castanho e pequenas manchas a azul). Marcado na base com carimbo “Germany”, a preto, e 212b. (nº de forma) em relevo na pasta.
Data: c. 1930
Dimensões: alt 12,5 cm x diam. 19 cm (com asas)

Trata-se da forma 212b, uma criação atribuída a Grete Weiss, com a decoração nº 259, produzida pela fábrica alemã Carstens-Uffrecht. É nossa opinião ser esta peça uma obra-prima da vertente modernista do Art Déco, de nítida filiação na Bauhaus.




As referências kandinskianas da decoração são por demais evidentes. Aliás, Kandinsky, tal como outros grandes pintores, colaborou anonimamente na criação de decorações para cerâmica industrial, utilitária e decorativa, durante a República de Weimar, tal como fez para fábricas de porcelana soviéticas do período revolucionário nos anos 20, de que apresentamos fotografia de chávena e pires de café. Neste exemplo, ondulação na diagonal com poste telefónico e barco.

A fábrica Carstens, C. & E., arrancou por volta de 1900, em Reichenbach, na Turíngia, como manufactura de porcelana, sendo propriedade dos irmãos Christian e Ernst Carstens. A sua actividade expandiu-se com fábricas em Rheinsberg, Hirschau, Georgenthal, Uffrecht, Sorau, Neuhaldsleben e Gräfenroda. Várias destas unidades criaram linhas e decorações exclusivas feitas a aerógrafo, de que teremos oportunidade de mostrar alguns exemplares.

Sem comentários: