quarta-feira, 30 de maio de 2012

Jarra art déco de cor azul-egípcio, Dage - França


Jarra bulbiforme de faiança moldada coberta por um espesso esmalte azul egípcio mate e poroso finamente craquelé, que escorreu livremente pela superfície da peça e se acumulou irregularmente na base sublinhando a ideia de espessura. O bocal, a esmalte preto igualmente mate com um toque metálico, funciona como contraponto e realça a superfície azul da peça, muito ao gosto art déco da época. São visíveis, no bocal, as marcas da trempe. Na base, pintado à mão a preto a assinatura do autor: DAGE
Data: c.1925
Dimensões: alt. 15 cm


Louis-Auguste Dage (1873 – 1963), prolífero ceramista parisiense, nasceu em Antony. O seu trabalho mereceu o reconhecimento nacional tendo recebido o título de “meilleur ouvrier de France” em 1924.

A sua mestria técnica levou outros ceramistas a quererem trabalhar com ele, como, por exemplo, o conhecido escultor animalista Jean de la Fontinelle que com ele colaborou na década de1920. Data desta década e da seguinte a sua produção mais importante.

As peças, maioritariamente cobertas por esmaltes espessos, adornam-se frequentemente com pinturas vegetalistas pintadas de forma muito livre o que lhes confere, assaz vezes, uma inusitada modernidade, como haveremos de ilustrar.

Não é o caso da jarra que hoje apresentamos, que cremos pouco vulgar na obra do ceramista e cuja modernidade é devida sobretudo à mestria técnica da pasta vítrea que a reveste. Forma, cor e textura fazem-nos recuar até ao Egipto antigo, muito em voga à época, sobretudo depois da descoberta do túmulo de Tutankhamon, em 1922. Cor e textura também nos remetem, de certa maneira, para alguns trabalhos de Raoul Lachenal.

Sem comentários: