sexta-feira, 11 de maio de 2012

Escultura Art Déco “Par carnavalesco”, Fraureuth - Alemanha


Escultura de porcelana moldada e relevada, representando um par carnavalesco, dado que a figura masculina está mascarada de Pierrot e a mulher não será propriamente Columbina. Predominantemente branca, a cor aparece pontuando a azul o traje do homem, enquanto no traje da mulher predomina o amarelo e o rosa. Nos rostos, apontamentos a preto, nos olhos e cabelo, e lábios encarnados. A atitude do par, abraçado, denota romance e sedução. Pierrot, sentado num plinto, tem aos pés um instrumento de corda. A mulher, de corpo flectido, assenta os pés num coxim. Na base, carimbo verde-cinza da fábrica Fraureuth com F inscrito numa oval coroada e, por extenso, Fraureuth Kunstabteilung. Pintado à mão, a azul, 191649 sobrepujando 2.
Data: c. 1919
Dimensões: alt. 27 cm



Comprado num leilão em Lisboa, esta escultura caracteriza-se pela artificialidade da pose e pelo maneirismo das figuras, de corpos e pescoços alongados, a desproporcionalidade dos membros, extremamente frágeis, sobretudo na mulher, e o ondulante corpo desta. Há toda intenção anti-naturalista, na estilização das formas e da postura que nos remetem para o expressionismo, tendência, aliás, muito característica da arte alemã. Tais características transmitem-nos uma certa sensação de estranheza difícil de definir, e que por vezes chega a incomodar. É como a coca-cola que, no dizer de Pessoa, “primeiro estranha-se, depois entranha-se”.

Este modelo foi criado cerca de 1919 por Erna Rosenberg [Nonnenmacher] (Berlim 1889 - ? Londres), para a fábrica Fraureuth.

Casada com o escultor Hermann Nonnenmacher, viveu e trabalhou na Potsdamer Straße 29, em Berlim, onde o pintor germano-americano Lionel Feininger (1871 – 1956) teve o seu estúdio entre 1911-1919.
Enquanto judia, a sua arte foi classificada como degenerada pelos nazis.
O casal acabou por fugir para Londres em 1938, onde passou a residir.


A fábrica de porcelana onde esta peça se produziu, foi criada, em1865, numa antiga fábrica de algodão em Fraureuth, por Arwed Gustav von Römer e Georg Bruno Foedisch, tendo começado por se chamar Römer & Foedisch. Em 1891 passa a nomear-se  Fábrica de Porcelana Fraureuth AG, tendo-se convertido numa das maiores fábricas alemãs, e em 1915 cria o departamento artístico, atingindo os maiores lucros de sempre no ano seguinte. Em 1917 estabelece estúdios de pintura de porcelana em Dresden e em Lichte. E dois anos depois, juntamente com as fábricas de porcelana F. Kaestner e Zwickau, e com o estúdio de pintura sobre porcelana K. Steubler, estabelece a academia de artes para treino de artistas pintores de porcelana, como departamento independente na escola profissional de Zwickau.

Fraureuth continua a expandir-se até 1923 embora, devido a problemas provocados pela introdução de tecnologias que falharam, entre numa derrapagem financeira que a levará à bancarrota em 1926, acabando, finalmente, por ser dissolvida em 1934.

Sem comentários: