domingo, 22 de abril de 2012

Serviço café Art Déco «Avenida» azul - Sacavém



Conjunto de peças de faiança moldada, ao gosto Art Déco, modelo Avenida, composto por cafeteira, leiteira, açucareiro, chávena com respectivo pires e prato para bolos. Formas troncocónicas com asas abertas e pegas fechadas triangulares. Decoração geométrica, bicroma, a azul e ouro, estampilhada com pormenores à mão, sobre o fundo azul claro, constituída por filetes concêntricos e listas estreitas, sendo as azuis interrompidas. Apontamentos a dourado e azul nas pegas, colo e asas, sendo nestas metade de cada cor. Bordo das tampas, bicos e pés salientes contornados a dourado. Nas bases (excepto chávena) carimbos a verde, Gilman & Ctª - Sacavém e Made in Portugal. Na leiteira acresce, também carimbado a verde, 83 ou 88. Na cafeteira, inscrito na pasta, 2 e 0 (?) e na base do prato para bolos algo inscrito mas ilegível. No pires, inscrito, GAV (?) e mais letras ou números ilegíveis.
Data: c. 1935
Dimensões: Várias






O formato Avenida da Fábrica de Loiça de Sacavém corresponde, de facto, e tanto quanto nos foi possível apurar, a dois modelos ingleses criados, por volta de 1930-32, por Eric Slater para a Shelley Potteries, Ltd. (Stoke-on-Trent, Stafford, Inglaterra) onde era director artístico. Assim, enquanto a cafeteira remete para o Vogue, as demais peças, embora com nuances de desenho, ao Eve. Este último, apresenta diversas variantes de desenho como se pode observar nas fotografias que publicamos.

O formato Avenida é, pois, um modelo híbrido. O açucareiro Sacavém para além de tampa possui asas. O bico e o corpo da leiteira são replicados do Vogue, a asa é igual à do Eve. Quanto ao prato, a versão portuguesa, não corresponde a nenhum dos dois modelos referidos, embora se aproxime daquele que parece ter sido comum aos dois serviços ingleses.


2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho um destes serviços cor base bege com florido vermelho e ramificação verde e azul, lindíssimo.

AM-JMV disse...

Caro anónimo,
E não quer partilhar imagens desse serviço através do e-mail? Pode ser que seja uma decoração que nos interesse...
Obrigado.