segunda-feira, 23 de abril de 2012

Par de chávenas de chá Art Déco «Avenida» com dedicatória - Sacavém


Repetimos o modelo Avenida e o motivo decorativo nº 673 neste par de chávenas de chá. Embora sendo parecidas à peça anterior, apresentam diferenças não só ao nível do desenho, mas também das dimensões, sendo a chávena ligeiramente mais alta e mais larga. A decoração policroma a azul, verde e ouro, pintada à mão, sobre fundo marfim, mantém-se, apenas o tom das flores é mais carregado.
O par de chávenas, tal como o bule-carro já apresentado, é também uma encomenda personalizada, possivelmente para oferta por ocasião de um casamento, ou outra comemoração familiar, pois apresenta, nas chávenas, como complemento dos ornatos dourados, Margarida e Diamantino Almeida, escritos a ouro, individualmente em cada chávena.
Na base das chávenas, apenas um T pintado à mão. Nos pires, para além do carimbo verde Gilman & Ctª – Sacavém e Made in Portugal, inscrito na pasta, 52C e 6.43, tendo por debaixo algo ilegível.
Data: c. 1935
Dimensões: chávena: alt. 7,3 cm; pires 13,8 cm

Este modelo sendo da década de 30 vai ser produzido pela Fábrica de Loiça de Sacavém talvez até cerca de 1960. Constituirá um dos ícones da produção de loiça doméstica Art Déco fabricada em Portugal.



Sem comentários: