sábado, 14 de abril de 2012

Jarra Solitário - Aleluia-Aveiro




Jarra solitário, de faiança moldada, em forma de gota encurvando em direcção ao bocal, num verde-água, aerografado, com pintas verde mais escuro, cuja espessura lhes confere relevo. Centro vazado realçado num cor-de-laranja forte, igualmente aerografado, continuado por um veio inciso até ao bocal. Duas asas triangulares desalinhadas sugerem uma lâmina trapezoidal cortando a peça ao meio. As asas são pintadas à mão a preto, sendo uma vazada, com bordos no mesmo verde-água. Interior do gargalo igualmente a preto. Na base, carimbo castanho «Aleluia Aveiro» com um D pintado à mão, a ouro, sobrepujando carimbo da mesma cor «Fabricado Portugal» inscrito num rectângulo, e, escrito à mão, a ouro, 728 K. No frete, a preto, a letra N.
Data: c. 1955
Dimensões: alt. 29 cm



Este solitário, a segunda das peças Aleluia-Aveiro dos anos 50 que adquirimos – a primeira, a das estelas incisas, foi já aqui apresentada - ambas em 2000, tem congéneres de maior dimensão, como é o caso deste outro exemplar, com o nº 731, que um dos nossos leitores (obrigado Ilídio) nos enviou, com 44 cm de altura. Apresenta uma decoração com a mesma textura «pele de serpente» de outro modelo anteriormente mostrado.

4 comentários:

Paulo varanda disse...

É maravilhosa como quase todas as peças Aleluia da década de 50. É pena desconhecermos os autores, sem dúvida vindos de outros países europeus tocados pela guerra. Como é possível o passado de uma fábrica com Aleluia ser um "mistério2 ainda hoja? Como podemos fazer para enviar fotos de peças iguais às publicadas mas com outras decorações que ajudem a um estudoi mais aprofundado da Aleluia?

AM-JMV disse...

Olá Paulo,
Obrigado pelo comentário. São, de facto, incríveis quer do ponto de vista formal quer decorativo. Também nos parece serem criações de artistas estrangeiros. No nosso primeiro post sobre os anos 50 da Aleluia-Aveiro avançámos com uma possibilidade a que ninguém respondeu. Quanto a enviar fotografias de peças, basta enviar-nos directamente para o e-mail.
Cumprimentos

Ilidio Santos disse...

Boas,

Não tem de agradecer o envio de informação, pois com o seu blog tenho aprendido imenso e aumentado exponencialmente o meu gosto por tão maravilhosas peças de arte...

Já não passo um dia sem visitar e ver se existem novidades... Força continuem!

Abraço

AM-JMV disse...

Olá Ilídio,
Pois, leitores fiéis e simpáticos é o que nós queremos. :)
Estamos a brincar. Também nos agrada que nos critiquem quando tal for necessário.
Abraço