sexta-feira, 13 de abril de 2012

Jarra esférica Fructuoso - Coimbra

Ainda a propósito de uma peça anteriormente postada por nós, assinada Fructuoso, recebemos de um nosso leitor (mais uma vez obrigado Hugo) fotografias de uma interessantíssima jarra art déco da sua colecção que não resistimos a incluir num blogue que, supostamente, seria dedicado exclusivamente às colecções próprias dos seus autores. Mas como não há regra sem excepção e as associações de ideias se estabelecem à medida que vamos descobrindo outras peças, e como também é nossa intenção tentar contribuir para um inventário e dar a conhecer a produção nacional …





Jarra de faiança moldada, esférica com decoração a preto de grafismo geometrizado, que em parte nos sugere uma chávena fumegante ou um vaso com um ramo, sobre fundo branco, aplicada a estampilha, e duas asas triangulares, a ouro, com círculo vazado. Estas asas projectam-se acima do bocal realçado com filete a ouro. Na base, carimbo circular preto, onde se inscreve Fructuoso Coimbra. Pintado à mão, igualmente a preto, nº 4.

Seria muito estranho que duas fábricas distintas usassem a mesma denominação. Assim, cremos serem as duas peças da mesma origem. O recurso à estampilha e a técnica utilizada parecem-nos idênticos.
Quanto a possíveis influências, encontramos paralelismo com determinada produção da fábrica francesa de Sainte Radegonde, de cerca de 1930-40, de que aqui mostramos alguns exemplos retirados da net, cujas decorações remetem, por sua vez, em nossa opinião, para um certo grafismo alemão dos anos 20 de inspiração neo-rococó..

Sem comentários: