quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cinzeiro anos 50, modelo 630-L “naipes de cartas” – Aleluia-Aveiro



Peça de faiança moldada, de forma orgânica, de taça ondeante, com decoração pintada à mão. O exterior é de cor preta e o rebordo de cor-de-rosa alilasado, claro, e nacarado, encurva-se num dos lados sobre o interior formando a reentrância onde se pousa o cigarro. O interior, de fundo branco, é cortado por três linhas a preto, amarelo e encarnado, que se cruzam e, entre elas, os naipes de cartas de jogar nas cores respectivas. Na base, carimbo estampado, castanho claro, Aleluia-Aveiro e Made in Portugal, em cujo centro aparece, escrito à mão a preto, x. Sob o carimbo, também escrito à mão a preto, 630-L (modelo).
Data: c. 1955
Dimensões: 12,5 cm x 10 cm x c. 6 cm


Dado CMP ter retomado o cinzeiro modelo 630, aproveitamos para, também nós, deixar mais uma contribuição visual para a inventariação das diversas variantes decorativas e cromáticas do cinzeiro Aleluia-Aveiro modelo 630 que, entretanto, adquirimos.

Quando em 19 de Fevereiro passado apresentámos os dois cinzeiros que, então, tínhamos na nossa colecção anos 50 da referida fábrica, o modelo 630 e a sua variante decorativa 630-A, graças aos comentários de outros bloguers, coleccionadores e entusiastas ficámos a perceber a lógica alfa-numérica que os nomeava. Um deles referia a variante que hoje mostramos e que muito contribuiu para esse entendimento (obrigado Hugo).

Sem comentários: