terça-feira, 13 de março de 2012

Par de pombos art déco craquelé de Ventrillon – Saint-Clément - França




Ampara-livros de faiança moldada e craquelé, de cor marfim, em forma de pombo estilizado ao gosto art déco, de peito cheio e cauda em leque. Temos dúvidas quanto à sua função dado que terá sido concebido como escultura isolada. Inscrito na pasta, na lateral do soco, VENTRILLON, pouco visível dada a espessura do esmalte. Peça oca em cujo interior se pode ver carimbo verde St Clément – Made in France (um dos pombos apresenta o mesmo carimbo em duplicado)
Data: c. 1930
Dimensões: alt. c. 18,5 x comp. c. 15, 5 cm

Este pombo, apresentado no catálogo de 1930 da fábrica francesa Saint-Clément, da autoria de Charles Ventrillon-Horber (1899-1977?), é, a par do peixe de Lejan e dos veados de Lemanceau, já mostrados, um dos mais difundidos craquelés animalistas que se conhecem. Contudo, será a única escultura de animal, na sua produção de craquelés, concebida pelo autor que trabalhou assiduamente para a manufactura de Saint-Clément. Apesar de vulgar, este pombo é filho único. É já ser qualquer coisa!

C. Ventrillon, que foi aluno de Jean Paul Laurens (1838-1921), foi também pintor que expôs nos vários salons parisienses a partir de 1922. Recebeu menções honrosas, o prémio Thirion, em 1930, e uma medalha de prata, em 1931. Quando foi convidado a colaborar com aquela manufactura já não era de todo um desconhecido.

Ao par de pombos comprámo-lo caríssimo para os preços de hoje, em Paris, no Marché aux Puces de St Ouen, numa altura em que pouco ou nada sabíamos destas coisas. Demos graças a Santa Internet que muito contribui para a verdade do valor comercial das peças.


Sem comentários: