terça-feira, 6 de março de 2012

Jarra globular oitavada art déco - Longwy




Peça de cerâmica moldada, oitavada, esmaltada craquelé, com decoração vegetalista e geométrica policroma, de forma globular, assente sobre pé, com bocal saliente muito pronunciado. Quatro panos, de fundo branco, com decoração geométrica de losangos a cor de mel, intercalam com igual número de panos de fundo azul forte, com decoração de flores de corolas azuis claras e centro branco com folhas azul-egípcio, estilizadas ao gosto art déco, segundo a técnica do “relevo contornado” ou corda seca. Pé a azul forte e bocal a azul-egípcio debruado a mel. Na base, carimbo com escudo e coroa Longwy, e "LONGWY "- France. Pintado à mão, a preto sobre o escudo, D5215 (decor).
Data: c. 1920-30
Dimensões: alt. c.11 cm

Os esmaltes craquelés da Fábrica de Faiança de Longwy, de gramática art déco, são uma das nossas paixões mais constantes, como se terá já percebido. Esta jarra, quer pela forma, quer pela decoração de reminiscências orientalizantes, apesar da pequena dimensão, ou quiçá por causa dela, é outra das peças que integra o conjunto mais restrito das nossas favoritas. A variedade das formas e decorações até agora apresentada indiciam claramente a riqueza e a pluralidade da criatividade desta fábrica no período déco. Infelizmente, após a II Grande Guerra, não soube manter o nível criativo tendo entrado num período de declínio que parece estar a ultrapassar. Situação, aliás, que parece ter sido comum a grande parte da produção europeia, e a que só os países escandinavos terão escapado.

2 comentários:

MAFLS disse...

Caríssimos, ainda não me convenceram a preferir a produção da Longwy à da Boch Frères/Keramis...

Aliás, em minha opinião, o design da BFK perdeu interesse precisamente quando Raymond Chevallier, proveniente da Longwy, sucedeu a Catteau.

Saudações!

AM-JMV disse...

Caro MAFLS,
Não teremos as peças mais raras da produção Longwy. Essas são demasiado caras. Temos as nossas limitações. LOL. Num futuro post diremos de nossa justiça sobre a BFK. Isso não quer dizer que não gostemos muito da sua produção durante o período de C. Catteau.
Abraço