sábado, 10 de março de 2012

Conjunto de base para bolos e jarra art déco/modernista com motivo de folhas - Villeroy und Boch–Dresden




Placa circular para bolos, de cerâmica moldada de cor branca com decoração estampilhada e aerografada, de três círculos concêntricos, dois a castanho – que englobam as pegas, e envolvem um a amarelo, na periferia e motivo de duas folhas ao centro, em castanhos e vermelho. Na base, carimbo castanho Villeroy & Boch – Dresden – Saxony, e nº 7785 (decor). Inscrito na pasta: 3273 e algo mais não legível

Jarra globular, de faiança moldada de cor branca com decoração estampilhada e aerografada, com o mesmo motivo da base de bolos. Bocal arerografado a castanho esfumando-se a amarelo. No fundo um ténue sfumato amarelo. Na base, carimbo castanho Villeroy & Boch – Dresden – Saxony e nº 7785 (decor).
Data: c. 1930
Dimensões da base: 29,5 cm (31,5 cm com pegas)
Dimensões da jarra: Alt. c. 11 cm x larg. c. 10 cm



 Na sequência do que já dissemos sobre a importância da cerâmica utilitária na expansão do gosto art déco e modernista a partir da década de 20 do século passado, retomamos agora um tema que nos é muito querido e que aflorámos nas bases alemãs para bolos com decoração aerografada.

Tal revolução dá-se na Alemanha com a vulgarização dos ideais da Bauhaus aplicados durante a República de Weimar com intenção de democratizar as vanguardas artísticas que assim, paulatinamente, entravam na vida quotidiana das classes mais desfavorecidas da sociedade alemã. Não nos podemos esquecer que no começo da II Guerra Mundial 42% dos alemães ainda eram camponeses.

A cerâmica barata desempenhou um papel importante na expansão do modernismo na sua vertente art déco graças aos motivos abstractos geométricos que se aplicavam aos objectos de formas simples do quotidiano. A partir de 1925 uma versão mais decorativa e mais comercial da corrente modernista adquire uma certa popularidade na Alemanha, que, no entanto, rapidamente extravasou fronteiras com a exportação de peças para todo o mundo, tendo muitas fábricas noutros países começado a reproduzir e criar a partir destes modelos. Inclusive Portugal, sobretudo na Fábrica de Loiça de Sacavém.
Esta euforia criativa e industrial foi brutalmente estancada com a tomada do poder pelos nazis em 1933. Hitler manda então destruir toda a “arte degenerada”, produzida por “judeus e comunistas”, conceito que também englobou a produção cerâmica que viria a ser destruída nas fábricas. Os modelos que se seguiram passaram a respeitar a tradição nacional germânica de contornos profundamente conservadores. Uma das vertentes das nossas colecções tenta reflectir o espírito do modernismo e da art déco ao tempo da República de Weimar. Curiosamente, no Estado Novo português durante as décadas de 30 e 40 é esta “arte degenerada” que vai ser difundida, como temos vindo a mostrar.

Ora a Villeroy & Boch mostrou-se particularmente prolífica produzindo inúmeros artigos festivos, modernos e coloridos, sobretudo na sua unidade de Dresden, caso das peças que hoje apresentamos.
As origens da Villeroy & Boch remontam a 1748, onde na pequena aldeia francesa de Audun le Tiche, François Boch (1695–1794) instalou uma fábrica de faiança fina de sociedade com os seus três filhos. Mais tarde, em 1766, a sociedade mudou-se para o vizinho Luxemburgo onde abriu uma segunda fábrica em Septfontaines. Em 1809 já tinha também instalado uma outra fábrica no mosteiro de Mettlach, na Alemanha, próxima da fronteira com o Luxemburgo. Em 1836 associou-se a outro rival, Nicolas Villeroy (1759-1843), dando origem à firma Villeroy & Boch, ou V&B, ou simplesmente VB. Em 1851 a nova companhia comprou a fábrica de porcelana de Tournai que mantém até 1871. Outras fábricas foram sendo adquiridas em Schramberg (1883), Torgau (1926), Dresden (1923-1935). A companhia vai ser um caso de sucesso a partir do fim da II Guerra Mundial devido a uma política muito criativa de novos modelos e decorações. Abriu novas fábricas na Bélgica e em França, encerrando, no entanto, a de Septfontaines no Luxemburgo em 2010. O centro de controlo continua em Mettlach.

Sem comentários: